3 de maio de 2018

o poder dos novos hábitos

Recentemente publiquei um vídeo com o pequeno desafio de adotar quatro novos hábitos na minha vida: beber 1,5l água por dia, meditar, fazer a minha skin care routine e ler. Consegui com sucesso adotar 3 dos 4 hábitos e ainda estou a tentar adotar o último.

VISITA O MEU CANAL AQUI.

Para que tu também consiguas adotar novos hábitos, eu decidi pesquisar e explicar a importância dos hábitos e ainda dar algumas dicas que te podem ajudar a chegar ao nível de produtividade que ambicionas.





I. O QUE É e QUAL A IMPORTÂNCIA DOS BONS HÁBITOS
Está provado que o ser humano funciona por base de rotinas, sendo uma forma do cérebro esforçar se menos e economizar energias. Segundo o livro intitulado "O poder do hábito" de Charles Duhhigg, um hábito é constituido por três etapas:

       .um gatilho, quando acontece algo e o cérebro desperta o modo automático agindo conforme a rotina;
       .a rotina, uma ação automática acionada pelo gatilho;
       .e a recompensa, um estímulo positivo que passa a informação ao cérebro que a rotina funciona e deve ser armazenada.

Um hábito tem o poder de mudar a nossa vida. Por exemplo, desde que estou em Leiria, eu não pratico exercício físico com grande regularidade e senti falta de ter um desporto ou algo que me permitisse descarregar energias ao final do dia. Então decidi entrar para um ginásio que acabou por, não só libertar a minha mente, como também motivar-me. Peguei nessa motivação e decidi assim adotar  outros novos hábitos que sei que iriam fazer a diferença para o meu bem estar.

Então como podes fazê-lo?

II. ANALISA OS TEUS HÁBITOS
O primeiro passo é analisar os teus hábitos e a tua vida em geral. Pensar nos teus comportamentos e tentar encontrar aquelas pequenas coisas que te levam a numa vida de preguiça. Identifica as rotinas que te prendem e escreve tudo no papel.

III. NÃO FAÇAS MUDANÇAS BRUSCAS
Tenta mesmo pensar em pequenas coisas e não faças mudanças bruscas. Se um péssimo hábito teu é não ter uma hora de sono definida, começa por estabelecer uma hora para ires para a cama e uma hora para acordar. Dependendo do teu sistema e da hora em que o teu corpo pede descanso, irás para a cama mais perto da hora ideal. Se o fizeres de uma maneira brusca, não vais adormecer e perder horas na cama acordado.

IV. É PRECISO FORÇA E DETERMINAÇÃO
Não é fácil mudar certos hábitos. Mantém te motivado e não te pressiones demasiado. É necessário ter em atenção as recompensas. Para que o teu cérebro possa transmitir a informação da rotina que estar a tentar estabelecer, tens que sentir que realmente ela fez algo por ti. Nem todos somos iguais, por isso, temos que experimentar diferentes hábitos e dai diferentes recompensas para que possamos realmente mudar as nossas rotinas.

Mas que recompensas estamos a falar?
Dou vos um exemplo. Meditar. Eu decidi meditar porque sou uma pessoa ansiosa e que anda sempre com o cérebro a mil. Porém, dos 4 hábitos que introduzi na minha vida, pensei que esse fosse o mais complicado. Mas não, aconteceu exatamente o contrário. Porquê? Porque a minha recompensa de passar 5 a 10 minutos quieta a ouvir a minha respiração, tornou-se a paz que envolve a minha mente e em consequência a tranquilidade. Essas são duas coisas que costumam estar ausentes na minha vida. Ai o meu cérebro automaticamente percebeu que esse era um hábito que trazia uma consequência positiva e armazenou na minha mente essa rotina, facilitando todo o processo.


V. JUST DO IT!
Agora é só pôr em prática.

Só não te esqueças que ninguém é perfeito e se falhares um dia, não faz mal. Eu falhei alguns dos meus hábitos, especialmente ler. Tinha definido que a melhor altura para o fazer seria à noite antes de ir dormir, porém com ginásio três vezes por semana e estágio, quando chega o momento de ir dormir, eu não conseguia. Porque? Porque estava exausta. Tentei não ser muito dura comigo própria e não desisti. Simplesmente alterei a minha estratégia. Agora tento ler ou de manhã ou quando tenho um tempinho livro no final da tarde.

Tudo resume-se a força de vontade, determinação e estratégia. Se te manteres focado irás ver que consegues!

Agora conta-me! Existe algum hábito que gostarias de alterar na tua vida? 

Sem comentários:

Enviar um comentário