5 de setembro de 2016

PRIMEIRO ESTÁGIO + EXPERIÊNCIA

Uma das coisas que aconselho para os novos alunos universitários e mesmo para colegas e pessoas que já frequentam o ensino superior, é que levantem o rabo do sofá e ganhem experiência.
Num ano de licenciatura eu aprendi tanto a nível de conhecimentos, mas eu não fiquei por ai. Durante o ano letivo, eu participei em vários eventos como fotógrafa e operador de câmara, fiz um mini estágio na rádio do meu politécnico, escrevi para um jornal e ainda decidi estágiar um mês numa empresa cá na ilha.
E acreditem que não há nada melhor para a nossa formação profissional do que praticar.



Eu estagiei durante um mês na empresa FotoPepe, uma empresa que se decida principalmente à fotografia mas também fornece outros serviços ligados à imagem e comunicação como, por exemplo, o design gráfico. 

O meu papel durante este último mês foi tratar da parte da comunicação, ou seja, gerir a página do facebook e o perfil do instagram, onde recolhi fotografias e publiquei-as a modo de divulgar os serviços da empresa. Logo no meu primeiro dia eu sugeri que se podia fazer um video promocional para as pessoas ficarem a conhecer melhor os serviços que a FotoPepe oferece. A ideia foi aceite e comecei logo a pensar em várias maneiras de o poder fazer.
Após três semanas a recolher imagens e a tentar construir algo, o resultado acabou por ser este:


Após um mês de estágio acreditem que eu sinto que aprendi imenso! A FotoPepe deu-me a conhecer um outro editor de fotos que facilita tanto, mas tanto, a minha vida. Aprofundei os meus conhecimentos no Adobe Premiere como também na fotografia em si, como, por exemplo, perceber e trabalhar melhor com manual. Comecei a perceber que tipos de trabalhos as empresas precisam de fazer para chamarem a atenção do público e ainda percebi com uma empresa trabalha.
E talvez a melhores coisas foi conhecer e conviver com as pessoas que lá trabalham e especialmente trabalhar ao lado do Pepe Brix (clica aqui), um fotojornalista mariense (ou seja de Santa Maria) que ganhou o ano passado o prémio Gazeta. O seu trabalho Código Postal: A2053N (clica aqui e aqui) está publicado na edição de Fevereiro da National Geographic de 2015 e documenta a vida a bordo de um dos bacalhoeiros portugueses. Recomendo a espreitar os links!

E foi assim que um dos meus meses de férias se passou mas acreditem que eu não me arrependo nada! É verdade que podia ter aproveitado esse mês para praia, dormir e descansar a cabeça do ano letivo, mas eu aprendi tanta coisa nova que irá certamente ajudar-me tanto no futuro. Exerci muitos dos meus conhecimentos em aulas e também tive a oportunidade de trabalhar com uma das minhas maiores inspirações! Então porquê ficar em casa quando posso ter experiências destas?

Portanto já sabem: apostem em ganhar experiência, nem que percam um pouco das férias por isso!

Neste momento estou na ilha de São Miguel a passar uns dias, mas não se preocupem que os posts estão todos organizados e alguns já agendados só para vocês <3
 Acompanhem as minhas aventuras pelo meu instagram @vaniamandradee!

13 comentários:

  1. Ahahah obrigado querida :D E o melhor é mesmo não gastar dinheiro nenhum ehehe :D

    Estagiar é sempre uma mais valia, tal como fazer voluntariado nas áreas onde nos estamos a formar. É útil para ficarmos a conhecer melhor o que é "fazer o que gostamos de forma profissional" :D

    Aproveita bem esses dias <3

    NEW FASHION POST | Trend Alert: Madame In Velvet.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. A experiência enriquece o curriculum...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Estou com um bocadinho (bastante grande!) de inveja :p
    Adorei o teu post! Estou agora a acabar o meu curso de enfermagem mas estou a pensar seguir o caminho da fotografia profissionalmente. É tão bom ver as tuas experiência e o teu percurso! :)

    ResponderEliminar
  4. É optimo aprender e a melhor forma é fazer o trabalho pratico
    Boas férias, bjs

    http://eyarablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Acho essencial, ganharmos experiência, em estágios e irmos procura de aprender sempre mais seja em conferências ou seminários :) nunca é demais aprender, principalmente se forem assuntos da área e que a faculdade não os aborda de forma específica!

    ResponderEliminar
  6. Nem mais. É mesmo isso que penso. Acaba por ser fundamental perto do final dos cursos :D

    E acho que fazes muito bem. Aposta numa mala :D

    NEW TIPS POST | How to get a Bulky Hair.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. A passar por cá para desejar uma ótima semana!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão devemos nos mexer e ganhar prática nas áreas.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. hello,
    amaizing post and blog my blogger friends...
    ı am following you on gfc...
    if you want follow me back , please visit my blog
    http://soslubadem.blogspot.com.tr/

    ResponderEliminar
  10. Entendo-te perfeitamente! :)
    Este ano calha-me a mim e estou super nervosa, e nem sei por onde começar!

    Que tudo te corra bem
    xx,
    loveonhands.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Concordo totalmente contigo!
    É ótimo ganharmos experiência, para mais tarde termos um bom currículo.

    http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. O vídeo ficou fantástico!
    É sempre bom aprendermos mais sobre as nossas áreas!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar