14 de novembro de 2015

OPINION | World War III?

Como aluna do curso Comunicação e Media é importante que eu desenvolva um espírito crítico, uma extensa cultura geral e o mais importante, manter-me actualizada do mundo que me rodeia. Esta rubrica é muito raramente utilizada por mim mas eu vou mudar isso porque até ajuda-me a desenvolver todas essas competências.

Infelizmente um acontecimento abalou a noite de sexta feira dia 13 de Novembro de 2015. Enquanto cidadãos europeus assistiam tranquilamente ao jogo que decorria no Stade de France e outros que assistiam a um concerto de uma banda americana foram surpreendidos com ataques terroristas. A França foi abalada com uma enorme onda de medo que rapidamente espalhou-se pelo mundo. Considerado o "11 de Setembro" europeu, os países rapidamente atuaram e fecharam as suas fronteiras: pode ser o fim da livre circulação pela União Europeia. O Estado Islâmico assumiu que os ataques na França foram da sua autoria. Os EUA e a Rússia já anunciaram a sua união para combater o terrorismo.

Admito que estou com medo. Estou com demasiado medo. Tudo é incerto, é verdade... Eu própria já tinha dito que era só uma questão de tempo para que algo deste género acontecesse. Mas as grandes questões que se colocam são: Qual é o próximo ataque? Onde é? Será que isto é o início de uma Terceira Guerra Mundial?

Na minha opinião, tudo o que tem acontecido assemelha-se aos inícios das últimas grandes guerras. Existe muita tensão no ar e há alguém que quer dominar o mundo.
Já muitos me disseram "não pode ser uma guerra mundial porque isto é sobre religião e não política" mas continuo com a mesma opinião. Os interesses acabam por mudar. Tal como Hitler que tinha ideias como a superioridade da raça alemã e odiava os judeus, o Estado Islâmico defende a que a sua religião é a melhor e a sua força é alimentada pelos ódio que sentem pelos EUA e a Europa.

Tudo acaba por bater certo na minha mente, tudo faz sentido... Eu quero estar totalmente enganada e tenho medo de uma World War III pois a Segunda acabou com a bomba atómica... Sabemos lá até onde pode chegar mais uma guerra mundial.

3 comentários:

  1. Acho que toda a gente devia desenvolver esse sentido crítico, porque sinceramente, já estou farta de ouvir bacuradas em relação a este assunto.

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  2. Para mim a terceira guerra mundial já começou há algum tempo, não de forma clara. Mas acho que um dia se vai olhar para trás e compreender isso: um guerra mundial de religião e valores, algo como nunca se viu. Quase uma guerra fria mas que infelizmente já passou da tensão à acção.

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já somos duas. Esta situação actual assusta me imenso :(

    ResponderEliminar